Nessa semana o mundo acompanhou a celebração do dia mundial da água, este dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Essa data foi criada pela ONU como forma de protesto sobre a devastação da água e ao mesmo tempo como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da água. Estima-se que hoje apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, adequada para o consumo. Como é do conhecimento de todos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. No dia 22 de março não comemoramos a existência da água, trata-se de uma manifestação em prol de um futuro comprometido, onde uma grande parte da população mundial corre o risco de ficar sem água.
Não podemos nos dá o luxo de fingir que a situação não é preocupante, muito menos ser egoísta a ponto de achar que isso não é um problema nosso, porque é, tanto é que está escrito em forma de lei na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Fica aqui o desejo que todos nós façamos uma lavagem de consciência, não pensando apenas em nosso presente, mas no futuro de toda humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor , sua opinião é importante....comente